Links Patrocinados
Parceiros
www.historiadigital.org www.gameshistoricos.com www.filmeshistoricos.com

O que mudou no Brasil logo após a Independência, em 1822?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O que mudou no Brasil logo após a Independência, em 1822?

Mensagem  Admin em Qua Abr 14, 2010 8:22 am

Em 1822, o Brasil se tornou independente de Portugal, rompendo de vez o pacto colonial. Porém, muitos questionam que, apesar da independência, pouca coisa mudou no Brasil. Em especial, nos aspectos econômicos e sociais. Será?!?

O que você acha disso? Na sua opinião, o que mudou e o que não mudou logo após a Independência do Brasil?

Admin
Admin

Pontos: 343
Reputação: 3

Ver perfil do usuário http://historiadigital.org

Re: O que mudou no Brasil logo após a Independência, em 1822?

Mensagem  Zé Paulo em Qua Abr 14, 2010 12:48 pm

Bom, eu acho que em 1° lugar, o que falta para nós, brasileiros, é patriotismo. Na minha opnião, fator que gerou essa falta de patriotismo, foi o modo que conseguimos nossa independência. Ao contrario de muitos países como EUA, por exemplo, que conseguiram sua independência com uma guerra, a nossa independencia foi comprada. Pelo preço de 3,5 Milhões de libras esterlinas, quando o Brasil acabou "assumindo" a dívida portuguesa com a Inglaterra.
Por causa disso, eu acho que o povo brasileiro não tem a mesma identificação com seu país quanto os estado-unidenses, por exemplo. Nós nunca fomos um povo que sai às ruas em defesa de seu ideal. Sempre ficamos no mesmo conformismo, e assim, a situação nunca muda.

Zé Paulo
Cavaleiro

Pontos: 15
Reputação: 0

Ver perfil do usuário

Mensagem  Sabiá em Qua Abr 14, 2010 12:59 pm

Concordo Zé, boa fala!!

Eu lembro que depois da independência, os portugueses ainda continuaram a explorar algumas partes da economia brasileira...
Não lembro o porquê, mas sei que foi um trato furado e acabou igual a antes...

Se estou errado desculpa mas eu lembro que tinha algo assim Smile

Abraço!

farao EGITO !! lol!

Sabiá
Cavaleiro

Pontos: 22

Ver perfil do usuário http://www.youtube.com/user/Sabialistre

Mensagem  Admin em Qua Abr 14, 2010 1:16 pm

Zé Paulo escreveu: Ao contrario de muitos países como EUA, por exemplo, que conseguiram sua independência com uma guerra, a nossa independencia foi comprada. Pelo preço de 3,5 Milhões de libras esterlinas, quando o Brasil acabou "assumindo" a dívida portuguesa com a Inglaterra.

Hmm, gostei da fala. Acho que é por aí mesmo!

Zé Paulo escreveu: Nós nunca fomos um povo que sai às ruas em defesa de seu ideal. Sempre ficamos no mesmo conformismo, e assim, a situação nunca muda.

Na verdade, o Brasil é um país de muitos contrastes. Em vários momentos da História, povos das mais variadas províncias saíram às ruas protestando contra o governo. Exemplos: Confederação do Equador, Revolução Pernambucana, Revolução Farroupilha, etc. Como exemplo mais recente, a Passeata dos 100 mil, contra a Ditadura Militar; e os Caras-Pintadas, contra o governo Collor.

Porém, hoje o povo brasileiro parece não ter o mesmo ânimo de protestar contra as injustiças do governo ou lutar por seus direitos. Por quê?

Admin
Admin

Pontos: 343
Reputação: 3

Ver perfil do usuário http://historiadigital.org

Mensagem  Zé Paulo em Qua Abr 14, 2010 1:23 pm

preguiça...

Zé Paulo
Cavaleiro

Ver perfil do usuário

Mensagem  Sabiá em Qua Abr 14, 2010 11:10 pm

Zé Paulo escreveu:preguiça...

Não acho, na verdade eu não sei o motivo, só vou dar uma pequena opinião:

Pelo que eu acho, muitos ja estão felizes com o que tem, pois o país não tem mais tantos problemas como antigamente, hoje em dia com a modernidade tudo está diferente.

E os pobres, discriminados ou outros casos de pessoas, são muitas vezes calados pelo governo e também são a minoria, então seus protestos não são chamativos o bastante para formar grupos grandes de protestantes, e logo é abatido pelo governo, então continua assim, cada vez mais o governo calando suas injustiças, e nada indo para frente.

Abraço!

farao EGITO !! lol!

Sabiá
Cavaleiro

Pontos: 22

Ver perfil do usuário http://www.youtube.com/user/Sabialistre

Dai gente!!

Mensagem  Mariana Amaral em Sex Abr 16, 2010 3:10 pm

Very Happy Bom na minha opinião nao mudou muito pois o Brasil continuou agrícula baseado nos latifundiarios e voltado para exportaçao,mas não foi só isso pois os escravos continuaram forçados a trabalhar nas lavouras,e seu trabalho continuou dando lucro,dando prestigio aos senhores Wink
Bom é isso

Beijos Very Happy

Mariana Amaral
Cavaleiro

Ver perfil do usuário

Mensagem  João Rosso em Sex Abr 16, 2010 7:47 pm

Concordo totalmente com todos.

Creio que só o que mudou foi que no "papel", o Brasil se tornou um país independente e nossa dívida externa aumentou pra caramba.

Creio até que muitas pessoas só foram saber que o Brasil era independente algum tempo depois. xD

João Rosso
Cavaleiro

Pontos: 28

Ver perfil do usuário

O que mudou no Brasil após a indepedência?

Mensagem  Rafaella Schuch em Ter Abr 27, 2010 4:39 pm

Oiii gente! Arrow , na minha opinião não mudou muita coisa, pois o país continuou escravocrata, latifundiário e agrícola, mas depois de algum tempo os outros países viam o Brasil como um país independente, os Estados Unidos foi o primeiro a reconhecer a independência, depois a Inglaterra e por último Portugal que com o reconhecimento exigiu que o Brasil pagasse 2 milhões de libras esterlinas, e com isso nós temos dívidas externas com Inglaterra até hoje! E o poder permaneceu nas mãos da elite, e que ao invés de D. Pedro proclamar a república ele preferiu tornar o Brasil em império. flower Tchauu, espero que gostem beijos! flower

Rafaella Schuch
Escudeiro

Pontos: 4

Ver perfil do usuário

O que mudou no Brasil após a indepedência?

Mensagem  Isabelle Beatriz em Ter Abr 27, 2010 5:29 pm

Não muito, pois a sociedade continuou escravista , nas mãos dos grandes proprietários de terras , e o povo,no geral,continuou não participando da política nacional.
Além disso em vez de D. Pedro I proclamar a república , ele se tornou Imperador do Brasil;
Os países que reconheceram a Independência foram os Estados Unidos da América , graças á política externa motivada pela Doutrina Monroe,a Inglaterra e Portugal que para o reconhecimento exigiu que o Brasil pagasse 2 milhões de libras esterlinas, e com isso temos dívidas externas com a Inglaterra até hoje!
bounce Bom,para mim é isso,espero que vocês gostem! bounce
flower flower

Isabelle Beatriz
Escudeiro

Pontos: 2

Ver perfil do usuário

Mensagem  Zé Paulo em Sex Jun 11, 2010 9:07 pm

Isabelle Beatriz escreveu:a Inglaterra e Portugal que para o reconhecimento exigiu que o Brasil pagasse 2 milhões de libras esterlinas, e com isso temos dívidas externas com a Inglaterra até hoje!
bounce Bom,para mim é isso,espero que vocês gostem!

Na verdade, atualmente o setor público brasileiro (governo) saldou todas as suas dívidas e se tornou um dos credores mundiais, afinal, ja estamos emprestando dinheiro ao BIRD (O FMI ta P da vida conosco, hehehe).
O setor brasileiro que ainda esta com dívidas é o setor privado (empresas). E, grande parte desta dívida é com o nosso próprio país!
DA-LHE BRASIL!!!

Zé Paulo
Cavaleiro

Ver perfil do usuário

Mensagem  Kleyton Dias em Sex Maio 06, 2011 5:42 pm

Só a voz de D. Pedro I '-'

Kleyton Dias
Príncipe

Pontos: 352
Reputação: 4

Ver perfil do usuário

Mensagem  Gabriel dos Santos em Qui Maio 19, 2011 10:09 pm

O Brasil só mudou para melhor completamente depois da Republica.
A Independência foi apenas um passo qualquer , apesar de ter sido fato histórico... Smile

Gabriel dos Santos
Príncipe

Pontos: 355
Reputação: 1

Ver perfil do usuário http://tantofaz.maisblog.net

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: